quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

**História do Esmalte**

O culto à beleza das unhas vem da antiguidade.
No Egito antigo já existia o costume de pintar as unhas e os dedos com henna. Um tipo de esmalte, o mais parecido com o atual, foi criado na China no século III a. C
Depois foi a vez do vermelho e dos tons metálicos: os reis pintavam suas unhas como sinal de nobreza, sempre com as cores vermelha e preta. Logo foram substituídas pelo dourado e prateado. No Império Romano passou-se a valorizar o polimento das unhas, que em geral era feito com materiais abrasivos.
Mais tarde ,em 1800 as unhas femininas apresentavam-se curtas, moldadas a lima, levemente arredondadas.
Ocasionalmente eram perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro macio.

Em 1830 na Europa, o físico Dr Sitts, inspirado pelos palitos de dente desenvolve o primeiro instrumento que possibilita empurrar a cutícula gentilmente para trás (não sei vocês mas sinto muita dor neste momento, que não acho nada gentil). Antes desse instrumento a cutícula era removida com todo tipo de metal, ácidos e tesouras.
A sobrinha do Dr. Sitt, em 1892 desenvolveu novo instrumenta e fazia palestras sobre como tratar da cutícula e com isso surgiram os primeiros salões de manicure.

1900 - já havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje. Este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais que um dia nas unhas.
1910 - foi fundada a primeira empresa de produtos de manicure em Nova York a Flowerey Manicure Products que produzia o famoso Emery Board , um tipo de lixa metálica que tornou-se um produto básico para o tratamento de manicure.
Mas, em 1914, uma mulher chamada Ana Kindred registra em Dakota do Norte, EUA, a patente para a proteção das unhas.
1917 - a Vogue publica um anúncio Não Corte a Cutícula. Use a técnica Simplex, de Home Manicuring. O conjunto incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (já de papelão) e um folder com instruções para fazer as unhas em casa.
1920 - ainda não havia exatamente um esmalte de unhas. Entretanto, a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros. E Finalmente em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele era aplicado no meio das unhas, a meia lua e a ponta das unhas ficavam nuas.Essa época proibia mulheres de reputação usar esmaltes muito chamativos, de cores fortes. 

1927 - A fábrica americana Max Factor lança o Max Factor's Esmalte para Unhas: um pote metálico com um pó de coloração bege que deveria ser espalhado sobre as unhas com uma espécie de pincel. As unhas começaram a ganhar brilho e algumas cores.
1929 - O esmalte com perfume é lançado, mas sua aceitação e popularidade têm vida curta.
1930 - Rita Hayworth, Gloria Swanson e Jean Harlow promovem o uso de esmaltes internacionalmente.
1932 - Charles e Joseph Revlon dois irmãos americanos, mais um químico criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda. Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.
1934- Anna Hamburg, da Califórnia, patenteia uma unha colorida artificial que pode ser facilmente aplicada e removida sem danificar a unha natural. Maxwell Lappe, um dentista de Chigado, cria a Nu Nails, uma unha postiça para unhas roídas.
O Esmalte Líquido para Unhas da Max Factor é introduzido no mercado, apresentando uma textura similar aos esmaltes atuais. A empresa começa a usar um número ilimitado de pigmentos e a moda passa ser esmaltes que combinavam uma boa cobertura da unha com brilho uniforme.
Em 1970 começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e se tornam tendência. 
Nos anos 90, a decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes - pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.

Para os anos 2000, a ordem continua sendo ousar: as combinações de texturas e cores ganham ares futuristas. Assim como desenhos de flores pequenas esculpidas com o palito de dente e verdadeiras obras de arte podem ser esculpidas nas unhas e não é mais preciso combinar as cores do esmalte com a roupa. Além de possibilitar a criação de mais uma profissão: designer de unha.

Mas Estilos, cores e tendências à parte, as unhas são um cartão de apresentação das mulheres modernas  e mais uma
marca registrada da personalidade feminina deste século.

Fonte: esmaltenope.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, assim que ler irei responder e passar no seu cantinho também! ♥
Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas!
Comentários somente com propagandas de sorteios e/ou blogs, serão deletados.